A terça-feira (29) teve gosto de superação para a MSL Motorsports. Após deixarem Januária (MG), os competidores chegaram a Bom Jesus da Lapa (BA) depois de enfrentarem 434 quilômetros de percurso, sendo 290 cronometrados. Foi mais um dia de exigência física, técnica e emocional no Sertões 2025.
No comando do UTV Polaris #368, Patrícia Palma e Alison Pedroso conquistaram a vitória na categoria SSV em uma das especiais mais desafiadoras até aqui. O trecho alternava velocidade com terrenos técnicos, repletos de pedras, erosões e lombadas. “A prova de hoje foi muito dura de verdade. Exigiu muito do físico e do mental. Mas foi uma prova prazerosa também”, disse Patrícia.
Para encarar os desafios, ela apostou na precisão. “Brinco que minha estratégia é colocar as ‘patinhas’ do UTV no lugar certo. Vou olhando, faço uma varredura do terreno à frente e encaixo o veículo onde dá. Só acelero quando eu realmente enxergava bem”, observou.
A dupla Raquel Stein e Christina Xavier completou a dobradinha da MSL ao garantir o segundo lugar na categoria SSV. Apesar de contratempos no caminho, como o furo de pneu, a sintonia dentro do carro fez a diferença. “A prova foi animal”, resumiu Raquel. “Começamos velozes, aí veio um trecho tecnicamente muito difícil. Pegamos um tronco, furamos o pneu. Mas desta vez trocamos rápido”, disse.
“A navegação foi bem pesada, tive que ter muita atenção”, explicou Chris Xavier. “Trechos fortes de referência, subidas e descidas exigiram demais. Mas estivemos bem sincronizadas”, observou a navegadora do Polaris RZR PRO #387.
Nos carros, Gunter Hinkelmann e Weidner Moreira não concluíram a especial do dia após um dano na suspensão dianteira da Ford Ranger #388, mas já trabalham para alinhar o carro novamente na largada da etapa maratona. “Tem dia que é assim... Estávamos passando por um lugar alto, em uma curva, e batemos forte em uma pedra. Trocamos a roda, desligamos a tração 4x4, mas logo em seguida a suspensão quebrou”, relatou Gunter. “Hoje não terminamos a especial, mas amanhã continua”, completou o piloto, já focado na sequência da prova. Hinkelmann e Moreira não foram os únicos a ficarem pelo caminho.
O dia foi exigente para as máquinas também. Oito UTVs e 10 carros não terminaram a especial entre Minas Gerais e Bahia. Agora, os olhos da equipe estão voltados para as temidas etapas maratona, que começam nesta quarta-feira. Durante os próximos dois dias, os competidores seguirão sem qualquer apoio externo de mecânicos ou estrutura. Em caso de danos, cabe a cada piloto e navegador realizar os reparos por conta própria.
Segundo Raquel, o cansaço já começa a se fazer presente antes mesmo das etapas maratona, devido às atividades intensas. "As três primeiras etapas foram longas e duras. Já estamos bem ambientadas ao rali. A equipe fará uma revisão minuciosa no Polaris e daqui para frente nossa estratégia concentração total, para que possamos completar bem as duas etapas maratonas pela frente", declarou.
Ciente da importância de poupar o equipamento, Patrícia também já tem o plano em mente: “Na etapa Maratona é só passear, levar o carro inteiro dentro do parque fechado. Serei conservadora, com um passo de cada vez, mantendo a constância. A meta é encaixar o carro nos lugares corretos e não tomar nenhum susto”, disse.
Nas motos, os dois estreantes da MSL vêm mostrando evolução constante. Tomaz Santos, com a BMW #34, subiu do 11º para o 9º lugar na categoria MT1. Já Rafael Krukoski, a bordo da Ducati DesertX #44, avançou da 14ª para a 11ª posição na MOV. A dupla mantém um ritmo de aprendizado e adaptação a cada etapa.
Sobre a MSL Motorsports
A MSL é uma equipe mista de rally com mais de 16 anos de experiência. Seus integrantes competem em carros, motos e SSV. Foi fundada a partir da empresa MSL Corporate, especializada em logística. A Motorsports criou um nome de respeito no rally brasileiro e mundial já tendo passagens por provas nacionais e internacionais como Dakar (Arábia Saudita), Baja 500 (México); Portalegre (Portugal); Aragon (Espanha); Maroc (Marrocos); SAAR (Argentina); Sertões (Brasil) e Mit Cup (Brasil).
A MSL Motorsports no Sertões conta com patrocíncio de Amalog, Bandeirantes Deicmar, Sparco, Leatt e MSL Corporate.
Confira os resultados da MSL Motorsports na 3ª etapa: Januária(MG)/ Bom Jesus da Lapa (BA):
5º) #388 Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira, BRA, Ford Ranger, T1.1 – Carros
1°) #368 Patrícia Palma / Alison Pedroso, BRA, Polaris RZR PRO, SSV –Carros
2°) #387 Raquel Stein / Christina Xavier, BRA, Polaris RZR PRO, SSV – Carros
9°) #34 Tomaz Santos, BRA, BMW, 9° MT1 – Moto
11°) #44 Rafael Krukoski, BRA, Ducati Desert, 11° MOV – Moto
Classificação acumulada da MSL Motorsports, após 3ª etapa:
4º) #388 Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira, BRA, Ford Ranger, T1.1 – Carros
1°) #368 Patrícia Palma / Alison Pedroso, BRA, Polaris RZR PRO, SSV – Carros
2°) #387 Raquel Stein / Christina Xavier, BRA, Polaris RZR PRO, SSV – Carros
9°) #34 Tomaz Santos, BRA, BMW, 9° MT1 – Moto
12°) #44 Rafael Krukoski, BRA, Ducati Desert, 11° MOV – Moto
Resultados completos: https://rally.sertoes.com.br/resultados-do-evento/sertoes-petrobras-2025/
Percurso do 33° Sertões:
26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)
27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km
28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km
29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km
30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km
31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km
1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km
2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km
3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km
DI: Deslocamento inicial / SS: trecho cronometrado (Especial) / DF: Deslocamento final
Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km
Mais informações da equipe:
Instagram: @msl_motorsport_team
Consultoria de Comunicação da MSL Motorsports
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin (11) 999.726.966
www.sigcomunicacao.com.br
A pilota esteve ao lado da navegadora Christina Xavier no maior rally das Américas. A dupla feminina da MSL Motorsports é destaque em uma das edições mais duras dos últimos tempos
Equipe é campeã por equipes mistas confirmando por que é uma potência nas trilhas, mesmo em uma das edições mais desafiadoras dos últimos anos
Dupla feminina da MSL Motorsports, a bordo do Polaris RZR PRO (#387), ficaram com a segunda posição entre os SSVs com o tempo de 04h09m37s78. Neste sábado, 2, os competidores seguem rumo a Barra de São Miguel, em Marechal Deodoro (AL).
Equipe faz mais uma dobradinha na categoria SSV, dribla quebra no carro e mantém regularidade nas motos na travessia entre Bahia e Pernambuco