Goiânia, GO - Doze meses de preparação, expectativa e ansiedade ficaram para trás neste sábado (26). Finalmente, a dupla formada por Raquel Stein (pilota) e Christina Xavier (navegadora) acelerou para valer o SSV Polaris Pro R #387 no prólogo que definiu a ordem de largada da primeira etapa do Sertões Petrobras 2025.
“Hoje definitivamente começou o Sertões. Ontem tivemos só o shakedown. O carro está maravilhoso, uma delícia espalhando nas curvas. Rally literalmente é um dia de cada vez. E temos oito dias pela frente. Passamos pelo prólogo, que é onde não se ganha nada, mas pode se perder tudo. Eu me garanto muito na areia, na pedra, na diversidade. Sou um tipo de pessoa que evolui dia a dia. Não sou de prova de um dia, mas de prova longa”, disse Raquel Stein, após enfrentar o percurso de 5,67 km em piso misto, com curvas técnicas e muita poeira controlada.
“O carro ficou acertadinho. A primeira etapa será uma prova rápida, pelo que falaram. Tem alguns perrengues, mas acho que será uma boa prova. Adoro andar em Minas Gerais. Largar aqui de Goiânia também é uma maravilha”, observou Christina Xavier.
União feminina
Representantes da MSL, Raquel e Christina foram convidadas a integrar também o projeto FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR), que estreia no Sertões com uma equipe 100% feminina — da chefia à mecânica, passando pela pilota e navegadora.
“O projeto FIA GOT BR parte de uma essência muito bacana. Eu e a Chris somos pilota e navegadora da MSL, e a Camila Mattheis, nossa chefe de equipe, também lidera outra equipe. Por mais que sejamos ‘rivais de equipes’, estamos unidas no projeto FIA GOT, que é um elo entre as equipes, onde todas transitamos”, explicou Raquel. “Fiquei muito honrada com o convite e também por ter como navegadora a Chris Xavier, uma multicampeã”, afirmou.
Quando Raquel fala em “supercampeã”, não é exagero. Christina Xavier tem mais de 20 anos de experiência em rally e uma trajetória sólida no cross country. Médica ginecologista e obstetra, começou no rally de regularidade em 2004 e, desde então, acumulou títulos expressivos: tricampeã do Rally dos Sertões, tricampeã do Rally Jalapão e tricampeã brasileira de rally cross country, entre outras conquistas. Essa será sua sétima participação no Sertões — a segunda a bordo de um UTV.
Raquel no Sertões: um sonho em construção
Raquel Stein estreia como pilota no Sertões, mas sua trajetória no off-road já tem capítulos marcantes. Publicitária de formação e influenciadora por consequência, ela ganhou visibilidade ao relatar sua viagem solo de moto pelo Brasil, em 2021. Desde então, se dedicou intensamente ao rally: venceu o Rally Baja 2023, foi vice-campeã em 2024, conquistou o Rally Jalapão e o título feminino da UTV Cup no mesmo ano. Em fevereiro, formou a primeira dupla feminina do SARR (South American Rally Race), ampliando sua presença no cenário sul-americano.
Agora, realiza um objetivo antigo: competir no Sertões. “Meu sonho sempre foi pilotar no Rally dos Sertões. Todos os caminhos que trilhei no off-road até aqui foram focados nesta realização”, confessou.
O tamanho do desafio
Encarar o Sertões é submeter corpo e mente a um dos maiores desafios do esporte a motor. Serão nove dias de prova (de 26 de julho a 3 de agosto), atravessando cinco estados e somando 3.482 quilômetros de percurso — mais de 2.200 deles em trechos cronometrados. A cada dia, um novo cenário e uma nova exigência: areião pesado, piçarras escorregadias, trilhas pedregosas, travessias de serra e variações de altitude que não perdoam erros. É a mistura única de velocidade, técnica e resistência que faz do Sertões o maior rally das Américas.
A dupla leva para o Sertões as cores e a confiança de apoiadores como @sparcobrasil, @cfabrasil, @sertoes, @porto, @bancobrb, @leattbr, @somosatvos, @polarisbrasil e @castrol.brasil — marcas que fazem parte desse desafio e compartilham do mesmo espírito de superação.
33° Sertões – Percurso
27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG) – Total: 536 km
28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG) – Total: 416 km
29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA) – Total: 434 km
30/7 – 4ª etapa (Maratona): Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) – Total: 478 km
31/7 – 5ª etapa (Maratona): Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) – Total: 470 km
1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL) – Total: 415 km
2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL) – Total: 419 km
3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL) – Total: 314 km
Mais informações da equipe MSL Motorsports
Instagram: @msl_motorsport_team | @raquelsteinoficial | @xrisbx
Consultoria de Comunicação e Assessoria
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin (11) 999.726.966
www.sigcomunicacao.com.br
A pilota esteve ao lado da navegadora Christina Xavier no maior rally das Américas. A dupla feminina da MSL Motorsports é destaque em uma das edições mais duras dos últimos tempos
Equipe é campeã por equipes mistas confirmando por que é uma potência nas trilhas, mesmo em uma das edições mais desafiadoras dos últimos anos
Dupla feminina da MSL Motorsports, a bordo do Polaris RZR PRO (#387), ficaram com a segunda posição entre os SSVs com o tempo de 04h09m37s78. Neste sábado, 2, os competidores seguem rumo a Barra de São Miguel, em Marechal Deodoro (AL).
Equipe faz mais uma dobradinha na categoria SSV, dribla quebra no carro e mantém regularidade nas motos na travessia entre Bahia e Pernambuco