NASCAR Brasil Series NASCAR Brasil Series
A temporada 2025 da NASCAR Brasil caminha para um dos finais mais imprevisíveis dos últimos anos. A etapa Match Point, marcada para o dia 24 de agosto no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), vai definir os campeões tanto na classificação geral quanto na categoria Challenge. Com 75 pontos em jogo, distribuídos entre a pole position e as duas corridas do fim de semana, a lista de candidatos ao título aumentou após a etapa de Cascavel (PR), esquentando de vez a briga pelo troféu. E se no pelotão principal a disputa está aberta, na Challenge ela também promete emoção até a última volta.
Jorge Martelli, campeão em 2024 e piloto do Chevrolet Camaro #87 da Team RC, lidera a categoria com 180 pontos. A pressão vem logo atrás, com o jovem Alfredo Ibiapina (Ford Mustang #15), distante apenas oito pontos. Estreante na NASCAR Brasil, Alfredinho tem mostrado maturidade surpreendente aos 17 anos.
“Será uma disputa interessante, já que a diferença de pontos está muito apertada. A partir da segunda etapa da temporada, onde fiz as duas poles e ganhei as duas corridas também, vi que seria possível acreditar”, conta o caçula da Full Time Sports que conta com três vitórias, uma pole position, um segundo e um terceiro lugar.
Jorge Martelli, por sua vez, está pronto para defender o título. “A expectativa é alta, claro! Sabemos que 75 pontos na mesa muda tudo. Já vi campeonato virar na última volta, então não tem nada definido”, alerta o atual campeão da categoria, natural de Chapecó (SC) e reside em Tapurah (MT) que conta com três vitórias, um segundo e três na terceira posição no pódio.
Ainda têm chances: Felipinho Tozzo, 24 pontos atrás do líder, além dos jovens Gabryel Romano (136 pontos) e Gui Backes (132). Ambos têm 18 anos e tentam aproveitar a etapa de pontuação ampliada para surpreender. “A missão é difícil sim, mas a esperança é a última que morre, são 75 pontos em jogo tem muita coisa para acontecer. Preciso fazer a minha parte que é pontuar o máximo possível em todas as corridas, e se for pra dar certo, vai dar”, destacou o Tozzo de Chapecó (SC), que acumula uma vitória e quatro segundo lugares.
Gabryel Romano (Chevrolet Camaro #56 / RMattheis) aposta na experiência adquirida, foram duas vitórias e dois terceiro lugares. “No ano passado, fui constante e subi no pódio em todas as etapas, então sei do que sou capaz”, disse o paulistano.
Já Gui Backes (Ford Mustang #28 / MX Motorsports) mira a história recente para se inspirar: “Foi no Velocitta que eu e Casagrande vencemos a Special Edition em 2023, quando ninguém mais acreditava. Vou correr pensando em dar meu máximo”, ressalta o gaúcho que atualmente reside em Chapecó (SC) que marcou dois segundo lugares e um terceiro.
Outro nome em ascensão é Tito Giaffone (Ford Mustang #15 / Full Time), também de 17 anos, que ocupa o sexto lugar na Challenge em seu primeiro ano de carros. “Mesmo se o título não vier, tenho certeza que até agora esse ano foi muito bom para meu desenvolvimento como piloto e também o desenvolvimento da equipe”, reflete o piloto paulistano que assegurou um segundo e dois terceiros lugares.
Apesar das probabilidades apontarem para os primeiros nomes da atual classificação, a matemática ainda mantém as portas abertas para todos: qualquer piloto com até 75 pontos de desvantagem em relação ao líder segue na luta pelo título.
Equipes também em jogo
A disputa pelo título da Challenge também reflete o equilíbrio entre as equipes. A Team RC, com Jorge Martelli na liderança, tem sido um dos pilares da consistência ao longo do ano. A Full Time aparece com força total, alinhando dois estreantes que vêm se destacando — Alfredinho Ibiapina e Tito Giaffone. A MX Vogel aposta em Gui Backes, que busca repetir o bom desempenho que teve no Velocitta em 2023. E a RMattheis chega embalada pelo arrojo de Gabryel Romano, que acelera forte em busca de uma reviravolta na decisão. Com nomes promissores em diferentes frentes, o título ainda está em aberto — e qualquer detalhe pode ser determinante.
Mais por vir
A etapa Match Point marca o fim da disputa do campeonato brasileiro, mas não o fim da temporada. A partir de setembro, a NASCAR Brasil entra na fase do Special Edition, com três etapas restantes. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall na NASCAR Brasil e da Challenge e, ainda, do Rookie Of The Year.
Onde assistir
Com decisões se desenrolando curva a curva, e um cenário em que qualquer detalhe pode definir o campeão, a etapa #matchpoint promete: será um domingo de decisões, tensão e disputa em alto nível. Você pode acompanhar todas as voltas, pois a etapa terá transmissão ao vivo feita pela RedeTV (TV aberta), ESPN e Disney + (TV fechada), além do canal oficial da categoria no YouTube (@NASCARBrasil).
A NASCAR Brasil Series conta com o patrocínio da Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. Montadoras da competição: Chevrolet e Ford.
Confira abaixo a classificação geral atualizada, após a 5ª etapa da temporada:
CATEGORIA CHALLENGE
NASCAR BRASIL
Calendário da temporada 2025 da NASCAR Brasil:
Etapa 1 - 23/03 - Campo Grande/MS
Etapa 2 - 13/04- Londrina/PR (#sunsetlondrina)
Etapa 3 - 18/05 – Interlagos – São Paulo/SP (#SprintRace)
Etapa 4 - 15/06 – Tarumã – Viamão/RS (#inverserace)
Etapa 5 - 12/07 - Cascavel/PR (#100miles / #nightchallenge)
Etapa 6 - 24/08 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#matchpoint)
Etapa 7 - 21/09 - Curvelo/MG (#ovaltrack/#specialedition)
Etapa 8 - 02/11 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP (#specialedition)
Etapa 9 - 07/12 – Interlagos – São Paulo/SP (#specialedition)
Siga-nos também nas redes sociais @NASCARBrasil:
Youtube | Tik Tok | Facebook | X | Threads | Flickr | Site nascarbrasil.com.br
Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin | +55 (11) 999.726.966
A etapa acontecerá de 22 a 24 de agosto com um treino classificatório e duas corridas valendo 75 pontos na classificação geral
A confirmação será dada a partir da quarta-feira (20). Atenção: existe a possibilidade de o e-mail de confirmação cair na sua caixa de spam, então recomendamos a verificação.
Etapa #matchpoint, dia 24 de agosto, colocará a prova pilotos e equipes em um campeonato repleto de alternâncias, equilíbrio e surpresas
RMattheis, Full Time, Team RC e MX Vogel dividiram protagonismo até aqui e estiveram no topo do pódio. Etapa #matchpoint, no Autódromo Velocitta, definirá o título do Campeonato Brasileiro