Capa

Das pistas ao off-road: Pedro Queirolo encara o Sertões 2025

O piloto paulistano terá como navegador Lauro Sobreira pelo segundo ano consecutivo. A dupla atual dona do título do Campeonato Brasileiro de Raid na Ultimate BR desafia agora o maior rally das Américas com o Buggy #304 da RMattheis

25.07.2025  |  618 visualizações

 

Goiânia, GO - Pedro Queirolo, atual campeão da categoria Ultimate BR no Campeonato Brasileiro de Rally Raid ao lado de Lauro Sobreira, já está em Goiânia (GO) para a largada da 33ª edição do Sertões. A bordo do Buggy Giaffone #304 preparado pela RMattheis, a dupla une forças pelo segundo ano consecutivo e entra na disputa embalada por uma temporada consistente.

A missão da equipe é clara: encarar os mais de 3.400 quilômetros da prova com foco total em resistência, ritmo e leitura de terreno, para brigar entre os primeiros na categoria Ultimate Brasil.

A largada acontece neste sábado (26), com o Prólogo em Goiânia, a cidade que mais vezes serviu como ponto de partida da prova. Depois disso, serão oito dias de competição e 2.215 km cronometrados atravessando cinco estados — Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas — até a chegada à Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).

Paulistano de 49 anos, Pedro Queirolo traz um currículo de respeito no automobilismo. Com mais de duas décadas nas pistas, soma passagens por categorias como Endurance Brasil, GT (Maserati, Porsche, Lamborghini e Viper). No fora de estrada, tem dois títulos no Rally Jalapão, um título Brasileiro de Rally Raid. Agora, encara seu quinto Sertões, o segundo ao lado de Lauro Sobreira, cearense, navegador experiente que também fez parte da campanha vitoriosa no Brasileiro de 2024 e garantiu o segundo lugar no Rally Jalapão deste ano. “Eu e o Laurinho temos um entrosamento muito bom. Ele é um excelente navegador”, avaliou.

O piloto explica que o carro escolhido para o Sertões vem sendo aprimorado ao longo das últimas duas temporadas. “A gente vem desenvolvendo o carro nos últimos dois anos. Ano passado conseguimos o Campeonato Brasileiro na UBR. Na geral, ficamos com o vice. Cada detalhe vem sendo ajustado, seja no setup de suspensão ou na parte elétrica. Para este Sertões, a principal novidade foi a instalação de um alternador ESP. Estamos com o ‘bugão’ no ponto”, disse Queirolo.

O maior desafio off-road das Américas este ano terá trechos de piçarra, areia, trilhas pedregosas, variações de altimetria e maratonas sem apoio mecânico. O roteiro 2025 promete exigir o máximo de cada competidor. E a estratégia da dupla é clara: “A primeira expectativa é terminar. Para poder ganhar, precisa terminar”, brincou Queirolo. “Como estão falando que este ano o roteiro está bem duro, pretendemos ir com calma no início, tentando terminar as especiais, nos acomodando no carro. Depois da Maratona, do meio para frente da prova, dependendo de como estiver a colocação, vamos para cima”, explicou.

Apesar da experiência acumulada, o piloto não abre mão da preparação física. “Treino há muitos anos. Como corro no asfalto e estou frequentemente envolvido com o rally, mantenho uma rotina regular de academia e calistenia. Treino praticamente todos os dias”, contou.

Pedro Queirolo e Lauro Sobreira contam com o apoio de ELF, Connectors, Slon Seguros, Cerveja Império, Dopamina e Aiwa.

 

CARROS – CBA

Piloto – Pedro Queirolo (atual campeão Brasileiro de Raid Ultimate BR)

Navegador – Lauro Sobreira (atual campeão Brasileiro de Rally Raid (Ultimate BR)

Categoria – Carros Ultimate BR

Numeral – #304

Veículo – Kaltec/Magnata - Buggy Gianfonne

Equipe: RMattheis

 

33° SERTÕES - ETAPAS:

 

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)

27/7 – 1ª etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)

DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km

28/7 – 2ª etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)

DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

29/7 – 3ª etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km

30/7 – 4ª etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)

DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km

31/7 – 5ª etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km

1/8 – 6ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km

2/8 – 7ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km

3/8 – 8ª etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km

 

DI: Deslocamento inicial / SS: trecho cronometrado (Especial) / DF: Deslocamento final

Distância total: 3.482 km

Especiais: 2.215 km

 

Mais informações:

Instagram: @pedro_queirolo | @laurots | @equipermattheis

 

Consultoria de Comunicação 

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

 

Leia também...
29.07.2025

Dupla da Mitsubishi L200 #307 encara percurso bruto, supera imprevistos e fecha entre os cinco melhores da categoria

28.07.2025

A terceira etapa, na terça-feira, irá da mineira Januária à baiana Bom Jesus da Lapa

28.07.2025

Os gaúchos estreantes da Atvos Bioracing/Accert Competições, Hugo (pai) e Fernando (filho) e os irmãos Gabriel e Vitor ocupam agora a 1ª e 3ª posições, respectivamente, na somatória de tempos após três etapas da classe Stock

27.07.2025

Dupla paulistana da Go2Next Rally Team, que recebe apoio técnico e logístico da Accert Competições, finalizou o trajeto entre Goiânia (GO) e Unaí (MG) na quinta posição entre os carros da Ultimate Brasil.